Descubra como pequenas mudanças podem contribuir na redução do consumo de plástico podem ter um grande impacto ambiental. Vamos nessa?

Por que reduzir o consumo de plástico?
Para se ter uma ideia, sacolas plásticas demoram até mil anos para se decompor; e as garrafas pets, até 600 anos!
Com tanta demora, todo este dejeto, muitas vezes utilizado uma única vez, permanece no meio ambiente, especialmente nos oceanos – isso quando não fica retido em galerias pluviais, causa entupimentos e alagamentos.
Como agravante, se transforma em alimento para os animais e, invariavelmente, afeta a saúde humana, a exemplo do microplástico, que concentra uma série de substâncias tóxicas.
E o fato ainda é que os números relacionados à produção, descarte e consumo de plástico, no Brasil e no mundo, não param de crescer, e zerá-lo, definitivamente, é algo impossível, já que o plástico está presente em praticamente todas as coisas.
Por isso, a urgência e a necessidade de provocar a reflexão e incentivar ações para a redução do consumo de plástico.

Como reduzir o consumo de plástico no dia a dia?
Compreender a influência nociva da presença deste material no meio ambiente é um grande passo, assim como estar disposto a mudar hábitos, evitar o consumo desnecessário e o desperdício.
Confira dicas práticas e sustentáveis para contribuir com a construção de uma realidade mais sadia e proveitosa, para a nossa, e para as futuras gerações!
Faça as compras com sacolas reutilizáveis
Utilizar sacolas de pano, as chamadas ecobags, é uma forma muito eficaz de diminuir o consumo de plástico, além de tornar o ato de ir ao mercado mais prático, já que, ao invés de encher, transportar e esvaziar várias sacolinhas, será possível carregar e manusear apenas duas ou três.
As caixas de papelão também são ótimas para a ocasião. Pense mais sobre isso!
De olho nas embalagens
Reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e até recusar são ações conscientes e responsáveis na hora de consumir.
Inicialmente: você precisa, mesmo, comprar determinada coisa ou este seria um comportamento impulsivo e você nunca vai usar este objeto? Pare e reflita sobre isso, assim como dê preferência para produtos com embalagens recicláveis, de papel ou de papelão.
Reutilize potes de sorvete e de vidro, por exemplo, para auxiliar na organização do dia a dia, e sempre separe seu lixo reciclável e cuide para que ele tenha o destino correto!
Por fim, diga não a empresas que não se preocupam em manter ações sustentáveis, em prol da vida humana e de todo o planeta!
Repense alguns produtos do seu dia a dia
No lugar de canudos, copos e talheres de plástico, use utensílios de metal, papel ou de louça. O uso de bens duráveis é um grande passo para a redução do consumo de plástico.
Repense o uso de produtos biodegradáveis
Ao serem descartados na natureza, os produtos biodegradáveis se decompõem facilmente, sem a liberação de toxinas prejudiciais ao meio ambiente.
A bucha vegetal é um exemplo que pode ser usado no lugar daquela esponja de plástico para lavar louça ou tomar banho, assim como receitas com insumos orgânicos obtém o efeito de alguns cosméticos, como os esfoliantes.

Conclusão
A urgência de reduzir o consumo de plástico é evidente, considerando seu impacto devastador no meio ambiente e na saúde humana. Para adotar práticas mais sustentáveis, como o uso de sacolas reutilizáveis e a escolha de embalagens recicláveis, leia mais sobre estilo de vida sustentável.